Ô Rei, Clube de Xadrez é uma comunidade de promoção da prática desportiva lúdica do xadrez, atividade que contribui com o desenvolvimento de capacidades intelectuais como a concentração, atenção, pensamento crítico e analítico; e também oferece oportunidade para exercitar habilidades socioemocionais e conectar-se com outras pessoas que compartilham o entusiasmo pela prática do jogo.
A prática desportiva formal do xadrez é regulada pelas instituições: Federação Internacional de Xadrez (FIDE), Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Bahiana de Xadrez (FBX); ela está sujeita às normas e é objetivo de políticas das unidades administrativas brasileiras: União, estados e municípios.
Ô Rei, Clube de Xadrez tem como missão desenvolver ações para engajar a participação ativa da comunidade baiana de xadrez para fortalecer o desenvolvimento institucional da FBX. Consideramos que esta entidade tem um papel crítico na implementação de políticas públicas para prática desportiva no Estado para desenvolvimento do esporte e de atletas e inspira a participação de novas pessoas interessadas na prática lúdica não formal.
O Clube articula suas ações através destas instâncias:
— Comitê Real, grupo deliberativo do clube
— Grupo de Estudo e Incidência: grupo de discussão sobre normas do esporte, Terceiro Setor e política
— Grupo de Whatsapp de participantes que reúne enxadristas que se conhecem e que compartilham dos valores do clube
— Instagram: página de promoção das atividades públicas do clube
— Blog no chess.com: página de notícias, notas técnicas e reflexão do clube
Ô Rei não possui uma sede fixa. O clube já realizou encontros sozinho ou em parceria com outros grupos de enxadristas de Salvador em diversos locais da cidade: Biblioteca Anísio Teixeira (2 de Julho), Condomínio Alphaville (Mussurunga) Espaço Vila da Graça (Graça), Largo da Baixa do Bonfim (Bonfim), Praça Brigadeiro Faria Rocha (Rio Vermelho), entre outros.