♟Realizações

2025

Este ano foi marcado pela ampliação da atuação de Ô Rei – Clube de Xadrez tanto em âmbito local através da promoção do xadrez de rua no Centro de Salvador, no âmbito estadual através da participação ativa no debate sobre a gestão do xadrez na Bahia, quanto no cenário nacional promovendo o xadrez feminino. Contribuímos a articulação da comunidade Cavaleiros do Centro e promovemos o xadrez de rua em novos espaços do Centro de Salvador: Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Cine Glauber Rocha e Biblioteca Anísio Teixeira. e realizamos eventos associados à programação oficial do Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Contribuímos com a reflexão sobre a gestão do xadrez na Bahia [ver nosso blog do chess.com e blog associado ao site) e contribuimos com desenho do Plano de Governo para a Chapa Nova Aliança com a perspectiva de renovação e profissionalização do xadrez na Bahia. Em parceria com a Liga Brasileira de Xadrez Feminino, promovemos ações para dar visibilidade ao xadrez feminino através das cronologias ilustradas e comentadas das Mestres Internacionais Femininas Ruth Volkl Cardoso e Regina Ribeiro, e contribuição com o desenho dos Encontros Sul Americanos de Xadrez Femininos realizados pela Liga Brasileira de Xadrez Feminino.

Em termos de alcance de comunicação, este ano lançamos o site oficial, tivemos um crescimento de 36% de seguidores e 850% de visualização entre julho e dezembro de 2025 (de 2.200 a 2.900 seguidores e de 4.200 visualizações a mais de 40 mil visualizações mensais). A publicação com maior impacto teve aproximadamente 40 mil visualizações e 10 mil contas alcançadas sendo 53% de homens e 47% de mulheres.

Atualmente compõem o Comitê Real de Ô Rei – Clube de Xadrez é composto por Gina Dourado R. Leite, fundadora, Adriano Sampaio, Diogo de Oliveira Almeida, Edézio Magalhães de Souza, Matheus Andrade, Pedro Jatobá e Vinicius França. São conselheiros do clube Luiz Gonzaga dos Santos Vieira e Sebatian Notini.

O que aconteceu em 2025

Janeiro: Collab no Instagram e Parceria com o Marshall Chess Club de Nova York dentro do projeto para construir a historiografia de Ruth Cardoso.
22 de janeiro : Fundação do Observatório Baiano de Xadrez. Gina Leite, Luiz Gonzaga e Vinicius França, membros do Comitê Real de Ô Rei fizeram parte do Conselho do Observatório até março de 2025. Ver nota oficial do afastamento.
9 de fevereiro: Aula aberta de xadrez para jogadores intermediários na Biblioteca Anísio Teixeira. A aula foi ministrada pelo instrutor de xadrez Nailton Machado (rating FIDE 1878). Nailton é uma revelação da modalidade no estado e tem sido destaque em diversos torneios na Bahia.
1º março: primeiro Torneio Xadrez no Carnaval do Alphaville 2 com organização de Ô Rei, Clube de Xadrez e Alpha Chess Escola de Xadrez. [instagram]
21 de abril : Encontro amistoso na Baixa do Bonfim [Instagram]
19 de julho: Ô Rei – Clube de Xadrez e a Associação Baiana de Xadrez promoveram a mesa redonda “Xadrez: comum e incomum no cotidiano, na arte e no jogo” no Museu de Arte Contemporânea da Bahia como programação associada à exposição Objeto (In)Comum. A proposta conectou o xadrez enquanto objeto, prática e linguagem cultural às fronteiras entre funcionalidade e expressão artística [ver mais informações)
2 de agosto: Início da comunidade Cavaleiros do Centro em parceria com o Clube Desvendando o Xadrez.
Agosto-dezembro: Realização/promoção de encontros da comunidade Cavaleiros do Centro na Biblioteca Central do Estado da Bahia, Fundação Aleixo Belov, Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Cine Glauber Rocha e Biblioteca Anísio Teixeira. O movimento conquiestou novos espaços para promover a prática do xadrez em espaços públicos de Salvador, grupo de Whatsapp cresceu de 20 para mais de 160 participantes em 5 meses. Este é o resultado do trabalho do núcleo de articulação liderado por Edézio Magalhães, Gina Leite, Matheus Andrade e Vinicius França de Ô Rei – Clube de Xadrez, José Gabriel da Silva e Samuel Magalhães Silva do Clube Desvendando o Xadrez, Antônio Carlos (e Edézio) da Primeira Liga de Xadrez do Lobato e Benjamin de Melo.
5 de novembro: Ô Rei – Clube de Xadrez contribui ativamente do desenho do Plano de Governo para a Chapa Nova Aliança para concorrer às eleições para Presidência, Conselho Fiscal e Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Bahiana de Xadrez.[ver proposta de governo]
19 de dezembro: Publicação da da cronologia ilustrada e comentada da WIM Regina Ribeiro em comempração aos seus 64 anos. O lançamento oficia aconteceu na Live do Canal do Maia em 23 de dezembro com participação da WIM Regina Ribeiro, a Mestre FIDE Regina Bonfim e de Marcia Bispo, diretora escolar, pedagoga, formadora em projetos de xadrez escolar na Rede Municipal de Ensino da Secretaria de Educação de São Paulo, com moderação de Gina Leite, fundadora de Ô Rei, Clube de Xadrez. a cronologia e a live são realizações da 100% Xadrez, a Liga Brasileira de Xadrez Feminino e Ô Rei – Clube de Xadrez.

2024

9 de novembro : Encontro presencial com torneio rápido amistoso no restaurante Vila da Graça [Instagram]
16 de dezembro: Mesa redonda online “Promovendo a rainha do xadrez baiano: Mesa redonda sobre a Mestre Internacional Ruth Volk Cardoso”Ô Rei, Clube de Xadrez a Liga Brasileira de Xadrez Feminino e o Canal do Maia organizaram para a mesa redonda com apoio da Apus – Produtora de Conteúdo. Participaram da mesa redonda a WIM Regina Ribeiro, Mestre Internacional; CM Jorge Ferreira, Candidato a Mestre Fide e Mestre nacional de xadrez; André Uzêda, jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas e com mediação de Gina Leite, gerente de projeto e articuladora de Ô Rei, Clube de Xadrez. A mesa redonda foi inspirada na matéria “Gambito da Bahia” (Jornal Correo da Bahia, 2020) do jornalista André Uzêda que ajudou a dar visibilidade sobre a enxadrista baiana.

2023

16 de janeiro: Criação do Comitê Real de Ô Rei – Clube de Xadrez com os fundadores do grupo.
16 de março: Master Class e Simultânea com o Grande Mestre espanhol Pepe Cuenca. Evento realizado pela Federação Baiana de Xadrez, Clube Pinto Paiva e Ô Rei, Clube de Xadrez.  [Bahia Notícia]
Abril 2023:  NA MÍDIA: Salvador sedia circuito baiano de xadrez : “O resultado parcial da quarta etapa do circuito blitz coloca em evidência talentos dos enxadristras negros. Nailton Machado, auxiliar administrativo e instrutor de xadrez, Alan Florêncio, analista de sistemas, que estão em primeiro e terceiro lugar dividindo a liderança com Luciano Zalio, tetra campeão baiano. Nailton e Alan fazem parte de Ô Rei, Clube de Xadrez, fundado em 2022 e que reúne uma comunidade de enxadristas amadores e profissionais, que se identifica com ideais progressistas de transformação social”.
Abril 2023: NA MÍDIA: Jogadores baianos de xadrez ganham destaque na modalidade e desafiam padrão social do esporte: “O resultado parcial após a quarta etapa coloca em evidência o talento dos enxadristras negros Nailton Machado e Alan Florêncio, que estão em primeiro e terceiro lugar, dividindo a liderança com Luciano Zallio, tetra campeão baiano. Nailton e Alan fazem parte do Clube de Xadrez Ô Rei, fundado em 2022, que reúne enxadristas que se identificam com ideais progressistas de transformação social”.
Junho: Mesa redonda online “Xadrez Feminino: experiência de corridas com obstáculos, perspectiva e superação”, realizada por Ô Rei e Liga Brasileira de Xadrez Feminino no Canal do Maia no Youtube.
10 de outubro Publicação de Ô Rei recebe destaque na primeira página do chess.com, celebrando torneio em Itaberaba, o primeiro com regulamento que aborda temas como discriminação e assédio. 
5 de outubro : Organização da etapa classificatória para o Festival Global de Xadrez Judit Polgar. A competição teve o objetivo de classificar um jogador e uma jogadora na categoria absoluta além de um adolescente e uma adolescente nascidos a partir de 1o de janeiro de 2005 para participar do torneio blitz online #ChessConnectsUs do Festival Global de Xadrez Judit Polgar. O Festival Global de Xadrez Judit Polgar acontece desde 2007 é uma competição única que dá aos clubes e organizações de xadrez de todo o mundo a oportunidade a todos enxadristas de participar de um torneio internacional emocionante que valoriza o xadrez comunitário e a diversidade [Instagram]. 

2022

Agosto: Fundação de Ô Rei, Clube de Xadrez
22 de dezembro: Início da conta do Instagram.



Em 2023, 2024 e 2025: Gina Leite, do Comitê Real, participou da co-organização dos três Encontro Sul-Americano de Xadrez Feminino realizados em parceria com o Brazil Series, antigo Floripa Chess Open. Links: