Primeira nota oficial da equipe de moderação da Comunidade Cavaleiros do Centro

Salvador, Verão de 2025

Boa tarde aos membros do grupo Cavaleiros do Centro.

Nos dias 18 e 19 de dezembro houve exclusão de mensagens e de um usuário do grupo, fato incomum na nossa comunidade e que deve ser explicado. Eu sou Vinícius França, faço parte da equipe de moderação e de articulação da comunidade e peço licença para me estender com a explicação dos últimos fatos. Aliás, vocês podem me chamar apenas de França.

Fatos

Em 18 de dezembro, quinta-feira, Enzo Suzarte (Mestre Nacional e 1º Secretário da Federação Bahiana de Xadrez – FBX) entrou no grupo. Logo, H. questionou à moderação se ele podia debater sobre a gestão da FBX no espaço do grupo. A moderação respondeu que “o grupo tem restrições neste sentido, esses debates de questionamento ocorrem em um outro grupo fora daqui”. H. escreveu chamando Enzo para um debate. Ele respondeu que conversaria no privado com ele. Então, Enzo saiu do grupo por conta própria.

Em seguida, H. postou prints de conversas privadas com Enzo e Gina R. Dourado Leite, moderadora e articuladora da Comunidade Cavaleiros do Centro e fundadora de Ô Rei – Clube de Xadrez. Tais prints foram apagados por constituírem invasão de privacidade e por recolocar pautas políticas ligadas à FBX no grupo. O print desta conversa foi postado em um grupo externo, Fórum, para atacar Enzo e também Gina. Diante destes fatos, a moderação excluiu as mensagens e, como houve reincidência, H. foi removido do grupo. Lembramos que as regras de convivência estabelecem que não são permitidas “discussões políticas, religiosas ou ideológicas” e “Brigas ou ataques pessoais” e que “o descumprimento das regras pode resultar em advertência ou remoção do grupo”.

Contextualizando os fatos

Cabe explicar sobre alguns personagens. H. é uma das lideranças do grupo político Observatório Baiano de Xadrez, que faz oposição à atual gestão da FBX. O Fórum do Observatório no Whatsapp tem cerca de 270 pessoas.

A discussão política da FBX é o foco do Fórum e seus debates costumam gerar mais de cem mensagens diárias em um tom bastante acalorado. Quem tiver interesse em participar do debate, basta solicitar a eles para entrar.

A comunicação de H. com Enzo Suzarte no grupo de Whatsapp dos Cavaleiros do Centro era para atacá-lo pessoalmente em uma ocasião política muito particular. Trata-se da proximidade das eleições para a gestão da FBX, que tem previsão para ocorrer em meados de janeiro.

Vinicius França
Moderador
Comunidade Cavaleiros do Centro