Esta página está em construção e será dedicada aos pioneiros do xadrez baiano.
Ô Rei, Clube de Xadrez e a Liga Brasileira de Xadrez Feminino estão desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre a baiana Ruth Volk Cardoso, primeira Mestre Internacional Brasileira de xadrez na categoria feminina. Convidamos a todos a participar desta pesquisa para ajudar a construir a história desta cidadã belmontense pioneira do xadrez baiano. Revelar a história de Ruth Cardoso será uma oportunidade de inspirar a nossa comunidade, especialmente meninas e mulheres a participarem desse esporte.
O que sabemos sobre Ruth Volk Cardoso:
Ruth Volk Cardoso é filha de Carlito Stolze-Cardoso, conta-se que Carlito teria ido estudar engenharia na Alemanha e que teria conhecido e se casado com a alemã Emilia Maria Theresia Völkl Cardoso, que nasceu em Cunnersdorf (Alemanha), em 05 de junho de 1905. Ruth nasceu em Belmonte em 1926. Carlito e Emilia teriam se separado, Emilia e Ruth foram para a Alemanha.
Ruth e Emilia ficaram presas na Alemanha por conta da Segunda Guerra Mundial, durante a qual Ruth foi submetida a trabalhos forçados. A Segunda Guerra terminou em 1945. Sabe-se que após o fim da Segunda Guerra Ruth esteve alojada em Munique ao menos entre agosto de 1946 e outubro de 1947, portanto estima-se que teria sido repatriada entre outubro de 1947 e dezembro de 1949, quando foi encerrada a missão de repatriação de brasileiros depois da Guerra.
O percurso Ruth a partir de 1960 é conhecido por sua participação na comunidade de xadrez da Bahia, do Brasil e também em torneios internacionais na América do Sul, Europa e América do Norte. Ruth foi uma das fundadoras e primeira presidente da Federação Bahiana de Xadrez em 1960. Em 1960, Ruth estava casada, seu nome de casada era Ruth Cardoso Kroplin.
Em maio de 1962, o Consulado Geral do Brasil em Hamburgo emite um passaporte brasileiro para Emília Völkl Cardoso, viúva. Em setembro de 1963, foi emitida uma ficha consular de caráter permanente a Emília Maria Theresia Völkl Cardoso, portanto estima-se que ela imigrou para o Brasil neste ano.
Ruth foi moradora do Edifício Cidade de Jaguaguara na Rua Rockfeller, Barris, desde a década de 1970 até seu falecimento em fevereiro de 2000.
Em 1970, foi a primeira brasileira a receber o título de Mestre Internacional Feminino pela FIDE, Desde este ano há registros de sua participação em torneios realizados pelo Manhattan Chess Club e Marshall Chess Club (Nova York). Ela era muito próxima de Pal Benko e foi amiga de Bobby Fischer.
Há registros da participação de Ruth no Manhattan Chess Club e Marshall Chess Club até 1998,
Ruth faleceu em Salvador, Brasil, em 2000.
Como contribuir com esta pesquisa
Família Stolze-Cardoso Comunidde de Belmonte (Bahia): buscamos conhecidos de Carlito e famíliares e amigos da família que poderiam ajudar a preencher a lacuna sobre a vida de Ruth.
Escritório de Representação do do Itamaraty no Rio de Janeiro: estamos buscando informações a repatriação Ruth Volk Cardoso após a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que teria sido repatriada entre outubro de 1947 e final de 1949. Aguardando resposta ao email enviado em fevereiro de 2025.
Entre em contato por email: contato@oreiclubedexadrez.com ou [Instagram]
Gina Leite
Ô Rei, Clube de Xadrez
Liga Brasileira de Xadrez Feminino