Esta cronologia ilustrada e comentada é fruto da colaboração entre a 100% Xadrez, a Liga Brasileira de Xadrez Feminino e Ô Rei Clube de Xadrez para a carreira de Palas por ocasião da da realização do Circuito Palas Atena Veloso, o terceiro torneio em homenagem às enxadristas brasileiras organizado pela Liga Brasileira de Xadrez Feminino (LBXF) cuja etapa final será realizada presencialmente em Florianópolis durante o Brazil Chess Series – Florianópolis em janeiro de 2026. A página foi elaborada por Gina Leite e WIM Regina Ribeiro e e utiliza informações publicadas por Ellen Giese1 e Taís Julião2 , além de dados publicados no Brasil Base. As forografias pertencem ao acervo pessoal da WMI Regina Ribeiro. As citações mencionadas na página são fruto de conversas entre Regina Ribeiro e Gina Leite durante o desenvolvimento da página em dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

Cronologia ilustrada
Palas Atena Veloso (1961 – 1999) nasceu em Minas Gerais, e se mudou para Blumenau para compor a equipe da Fundação Municipal de Desporto de Blumenau e desenvolver sua carreira como enxadrista. Palas cresceu em uma família com interesse pelo jogo: ela é filha de Elios Veloso, arbitro internacional da Federação Internacional de Xadrez por Correspondência3, tendo inclusive contribuído como assistente da diretoria de torneios do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro4.
Jogos Abertos de Santa Catarina
Conquistou o título dos Jogos Abertos de Santa Catarina por 15 vezes consecutivas e contribuiu de forma decisiva para o crescimento da modalidade de xadrez em Blumenau.



Títulos dos campeonatos brasileiros femininos
Palas participou de 17 campeonatos brasileiros femininos, e por 10 vezes esteve até o terceiro lugar:
- Campeã em 1993 e 1988
- Co-campeã em 94, 92 e 91
- Vice-campeã (1996, 1994, 1992,1991, 1990, 1989)
- Terceiro lugar (1995 e 1987)



Participação em Campeonato Sul Americanos
Participação em Olimpíadas Mundiais de Xadrez por Equipe
- Tessalônica (Grécia), 1988
- Novi Sad, Iugoslávia (atual Sérvia), 1990
- Manila (Filipinas), 1992 (medalha de bronze, terceiro tabuleiro)
- Moscou (Rússia), 1994











Homenagens
- Em outubro de 2007 a Prefeitura Municipal de Blumenau, a Fundação Municipal de Desportos de Blumenau e a Samae, inauguram o Tabuleiro gigante Palas Atena Veloso no Parque Ramiro Ruediger em Blumenau (SC)
- 2009 – I IRT Memorial Palas Atenas Veloso em Blumenau.
- 2023 – Campeonato Escolar Sul Brasileiro de Xadrez – II Festival Palas Arena Veloso, Blumenau
- 2025 – Circuito Palas Atena Veloso! organizado pela Liga Brasileira de Xadrez Feminino [veja video da WIM Regina Ribeiro]


Memórias

“Palas Atena não jogava apenas para vencer — ela jogava para transformar. Sua presença em cada torneio elevava o nível técnico e humano do xadrez nacional.”
Árbitro Internacional Carlos Calleros [video]
Eu comecei a disputar torneios no ano de 1995, porém somente no Paraná, e não tive oportunidade de conhecer a jogadora Palas em torneios oficiais. Mas guardo uma foto de recordação, quando Palas me entregou minha primeira medalha em um torneio estadual, quando venci os Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) em 1995!
Ellen Cristine Giese (1989 – 2022)





