O Clube de Xadrez São Vicente da Praça nasceu de forma espontânea em 2010, quando um grupo passou a se reunir aos finais de semana em um quiosque da Praça São Vicente, para jogar xadrez, o espaço era alternativa ao clube já existente na cidade, que ficava mais longe para esse grupo de amigos. Com o passar dos anos, o grupo passou a ser conhecido como Xadrez São Vicente da Praça. Washington Biank comenta que o grupo não está formalizado juridicamente, tem plano de ao menos registar uma ata de constituição e até fazer o registro da entidade e ter um CNPJ.
A estrutura é modesta — não eles não tem sede própria, mesas ou materiais oficiais —, mas temos algo essencial: o compromisso e a constância. Aos sábados, domingos e feriados, sempre no fim da tarde, a praça se transforma em nosso tabuleiro a céu aberto, reunindo enxadristas de todas as idades e níveis. Nesses anos, participaram de atividades, como o torneio por equipes promovido pela Ginásio de Esportes Raul Ferraz, com mais de 50 equipes inscritas. A equipe de São Vicente conquistou o segundo lugar, mostrando a força e o talento do grupo.







Mais que formalizar um clube, querem fortalecer uma comunidade, organizar seu próprio torneio e atrair ainda mais jogadores, consolidando o Clube São Vicente como referência local. Também sonham em ter espaço fixo, possam oferecer melhores condições para quem quiser aprender e jogar xadrez em um lugar oficial de referência.
Praça Hercilio Lima, Vitória da Conquista
sábados, domingos e feriados, sempre no fim da tarde,
Informações e fotos: Robson Ferraz