Clube Desvendando o Xadrez – Barris 


A Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris) se tornou um ponto de encontro do xadrez no Centro da cidade. Este espaço silencioso, acessível e acolhedor foi o ambiente escolhido pelo professor Alan Gama para oferecer aulas de xadrez de forma voluntária e gratuita no espaço com o apoio da Biblioteca para garantir o espaço necessário para as aulas. O xadrez chegou na biblioteca a partir do convite de Iramaia Santana, ex-funcionária da biblioteca para dinamizar o espaço – ela conta que queria uma atividade para os jovens que frequentavam a biblioteca e o convite a Alan para dar aulas surgiu desse projeto.

Em 2022, Alan adquiriu material de xadrez com recursos próprios para poder realizar um trabalho voluntário para formar o Clube Desvendando o Xadrez voltado principalmente para formar jovens e encontrar jovens talentos. Este trabalho generoso se consolidou e hoje é liderado pelos seus alunos José Gabriel da Silva, Geraldo Cerqueira Santos Neto e João Paulo Conceição Santana.

José Gabriel aprendeu o movimento das peças com um gibi da Turma da Mônica, entrou na oficina de xadrez com o professor Alan aos 15 anos. Hoje, aos 18 anos, se dedica ao xadrez com muita paixão: é instrutor de xadrez voluntário, se destaca nos torneios, assumiu a liderança do Clube Desvendando o Xadrez em parceria com os amigos Geraldo e João Paulo, e também é um dos principais mobilizadores do grupo de Whatsapp Cavaleiros do Centro que tem o objetivo de encontros para jogar xadrez no centro da cidade.






“Nosso maior orgulho é ver o xadrez florescer como ferramenta de inclusão, concentração e partilha. Mais do que um jogo, aqui o xadrez é ponte para a construção de amizades e o desenvolvimento pessoal que também ajuda os deficientes visuais a jogarem”,
José Gabriel.

Aos 16, Gabriel começou a jogar xadrez na Praça do Relógio de São Pedro, Centro, e conheceu Evilásio, que contribuiu na sua evolução de jogo e estratégia. No bairro do 2 de Julho, Gabriel descobriu o Armazém do Bom e Melhor e conheceu Marcus Bulcão Teles. Marcus, dono do armazém, compositor e grande jogador de xadrez. Gabriel se toronou aprendiz e Marcus, que contribuiu para que José alcançasse um novo nivel no xadrez, melhorando sua visão de jogo, Outra pessoa que também ajudou Gabriel a desenvolver seu jogo foi Anderson Silva, colaborador da Federação Bahiana de Xadrez, que se juntou com Gabriel para voluntariamente dar aulas grauitas nas quartas feiras na Biblioteca Central e organizar eventos de xadrez na biblioteca

ualmente a oficina de xadrez do clube conta com o apoio da equipe da Biblioteca Central, representada por Marcos Paulo Viana, além do suporte constante de Celise F. Ribeiro Polti – auxiliar do setor de braille e Liliane Pires do setor infanto-juvenil. Os jovens continuam fortalecendo os laços entre os participantes e contam com a colaboração de pessoas vinculadas à Federação Bahiana de Xadrez como Anderson Silva. Esta está alinhada com as atividades Biblioteca Central para promover a autonomia dos usuários cegos e com baixa visão – há registros de que pelo menos desde 2017 a biblioteca promove torneios amistosos como o I Torneio de Xadrez Acessível realizado em comemoração ao aniversário de Louis Braille. . 

Em julho de 2025 a Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebeu um um tabuleiro gigante de xadrez, o Clube Desvendando o Xadrez recebeu a notícia como uma pequena-grande vitória para atrair mais interessados para jogar xadrez. 

Aulas xadrez gratuitas

Instrutores voluntários: Gabriel da Silva, Geraldo Cerqueira Santos Neto e João Paulo Conceição Santana.
Quartas-feiras entre 13-15h
Setor infanto-juvenil
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
R. Gen. Labatut, 27 – Barris

Notícias relacionadas:

Xadrez Acessível para pessoas com deficiência visual na Biblioteca Central do Estado da Bahia

2025

2024

2017

  • https://g1.globo.com/bahia/noticia/2017/01/biblioteca-dos-barris-realiza-partidas-de-xadrez-para-cegos-em-salvador.html
  • https://www.correio24horas.com.br/salvador/biblioteca-dos-barris-promove-partida-de-xadrez-para-cegos-0117